Planejamento de sprints de curta duração

scru
Ultimamente tem-se falado muito sobre desenvolvimento ágil de software e a melhor forma de construir um sprint bem sucedido que atenda as necessidades do negócio. Posso dizer que a duração do sprint influencia muito no resultado final das entregas bem sucedidas de software, e isto vai de encontro com os aspectos culturais de cada empresa, dinamismo do negócio e expectativas dos usuários.

Via de regra há uma duração proposta padrão entre 2 a 4 semanas para cada iteração de desenvolvimento em uma abordagem ágil. Porém muitas vezes, por conta do dinamismo do negócio e das necessidades dos usuários, esta duração de tempo pode ser reduzida. E qual é o problema de termos iterações de desenvolvimento, por exemplo, de uma semana? 

Na maioria das vezes o tempo gasto no planejamento dos sprints mais curtos é recompensado com entregas mais rápidas que satisfazem as necessidades do cliente, porém o mais importante é mitigarmos o risco das mudanças ao longo do caminho.

Em um ambiente corporativo onde as mudanças são constantes, e o nível de previsibilidade destas mudanças também é baixo, é melhor planejarmos sprints de duranção mais curtas, que são menos propensos aos riscos inerentes de mudanças no meio do caminho. Lembre-se que durante o andamento do sprint não devemos alterar o seu sprint backlog previamente planejado, então para evitar estes problemas, o ideal é diminuirmos a duração do sprint.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos times de desenvolvimento em projetos ágeis

Metodologias Ágeis para Startups