Metodologias Ágeis para Startups

Introdução

As startups são entidades em rápida mudança e sempre em evolução. Suas metas finais muitas vezes mudam e às vezes são vagamente definidas e as pessoas em startups desempenham múltiplos papéis ao mesmo tempo para enfrentar qualquer desafio que esteja sendo enfrentado no momento. Sem uma maneira de se manter organizado em um ambiente tão volátil, as startups desceriam para o caos. Os métodos ágeis são perfeitos para as startups, pois podem acompanhar e facilitar seu rápido ritmo de desenvolvimento. É uma metodologia que se concentra na definição e alcance de metas de curto prazo, obtenção de resultados rápidos e, em seguida, adaptação da estratégia em conformidade.

Métodos ágeis significa flexibilidade

As startups são propensas a experimentar um crescimento rápido e uma estrutura organizacional rígida pode limitar a flexibilidade que as startups precisam para sobreviver e permanecerem competitivas. Uma startup precisa reagir a obstáculos inesperados, mas é mais importante que eles possam se adaptar à sua concorrência e as demandas sempre em mudança do mercado. Os estilos tradicionais de gerenciamento de empresas não são projetados para fazer mudanças rápidas.

O gerenciamento ágil garante que os gerentes de projetos e os membros da equipe terão uma mentalidade flexível e ágil, o que significa que todos estão focados em resultados e prontos para se adaptar com base em feedback.

A aquisição de resultados rápidos é o que torna esta metodologia especialmente interessante para startups. O foco está na entrega de um produto utilizável no final de um sprint.

Sempre que a equipe de desenvolvimento lança uma versão de um sprint de produto, eles podem:

  • Receber o feedback dos clientes;
  • Comparar o produto com sua concorrência no mercado;
  • Definir a adição de novos recursos do produto e melhorias como objetivo para o próximo sprint. 

Isso ajuda uma startup a permanecer reativa e criar um produto único e de qualidade.

Esta organização e adaptabilidade podem permitir que uma empresa Agile comece a trabalhar em um produto sem um objetivo final totalmente detalhado, pois a equipe e o ambiente de mercado moldarão o produto à medida que ele está sendo produzido. Os métodos ágeis são baseados em Value Driven Delivery, que se concentra na liberação de um produto que é valioso para o negócio no mercado de hoje.

Nunca desacelere

Outra característica das startups é que muitas vezes se deparam com obstáculos que inibem o progresso. A abordagem Agile também ajuda com isso como uma das características da agilidade é identificar potenciais impedimentos do projeto.

Todos os dias, os membros de uma equipe ágil devem discutir o que fizeram ontem, identificar o que precisam realizar hoje e identificar possíveis obstáculos no seu caminho.

Os obstáculos identificados serão discutidos pela equipe e eles encontrarão uma solução imediata ou se concentrarão em outras tarefas até que o problema possa ser resolvido para não perder tempo.

Claro que não é possível prever todos os problemas. Mesmo que surgisse um problema inesperado, ele pode ser identificado e os membros da equipe ainda podem trabalhar em outra tarefa atribuída ao sprint atual até encontrar uma solução. 

As organizações ágeis usam um planejador baseado em tarefas visuais que é atualizado em tempo real e mostra aos trabalhadores quais tarefas precisam ser priorizadas em qual momento, então sempre há mais de uma tarefa que pode ser trabalhada de cada vez.

A flexibilidade dada por este método de planejamento adaptativo combinada com o fato de os membros da equipe Agile serem auto-organizados e geralmente desempenhar múltiplos papéis permite uma inicialização para evitar atrasos e minimizar seu tempo de mercado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos times de desenvolvimento em projetos ágeis

Planejamento de sprints de curta duração