ALM com Visual Studio Team Services - Gestão de backlog

Vou iniciar uma série de posts sobre ALM e Microsoft Visual Studio Team Services, focando na prática, como podemos aproveitar melhor esta poderosa ferramenta na gestão de projetos de desenvolvimento de software. Iremos focar nos processos ágeis de gerenciamento de desenvolvimento, como por exemplo Scrum. 

Utilizaremos o Visual Studio On Line, agora chamado de Visual Studio Team Services. O acesso ao produto é gratuito e qualquer um pode se cadastrar no seguinte endereço: www.visualstudio.com

O Visual Studio Team Services fornece boas opções de ferramentas para controle e gerenciamento do ciclo de vida de desenvolvimento das nossas aplicações de software. 

Vou citar alguns aspectos que podem ser facilmente controlados através do Team Services e seus work items: 

  • Gerenciamento de features e user stories; 
  • Controle dos itens de backlog / auxílio na priorização;
  • Controle de sprints de desenvolvimento, com gráfico Burn Down e painel Kanban; 
  • Gestão da capacidade do time de desenvolvimento; 
  • Gerenciamento integrado de testes; 
  • Feedbacks dos usuários; 
  • Team Rooms para facilitar a comunicação entre os membros do time
  • Personalização do dashboard do projeto
Poderia citar outros, mas neste artigo vou mostrar como podemos aproveitar o conceito dos work items do Team Services para gerenciar os nossos itens de backlog e facilitar a priorização destes itens para planejamento do sprint backlog. 

Usualmente, os itens de backlog de um sprint podem ser compostos de:
  • Desenvolvimento de novas features
  • Correão de bugs da iteração corrente ou de iterações anteriores
  • Trabalho técnico e de arquitetura de sistemas
  • Busca de conhecimento técnico / pesquisa
Podemos representá-los no Team Services através de work items do tipo Features, se estivermos utilizando um template Ágil de desenvolvimento.

Abaixo a página Home do seu projeto no Visual Studio Team Services ainda sem nenhuma customização:








Ao selecionar a opção Work, na barra de menu superior, será exibido a lista com todos os itens de backlog disponíveis. Estes itens podem ser do tipo Features, User Stories ou Epics, conforme figura abaixo:









Abaixo um exemplo de criação de uma nova Feature que irá compor o nosso backlog:











Como podemos perceber no exemplo acima, a criação de um novo product backlog item exige pouca informação inicial, já que estamos neste momento criando os itens que irão compor o nosso sprint backlog.

Note também que é uma forma muito simples de adicionar um novo item, através da interface disponível (ver abaixo). Basta digitar um título para a Feature (ou qualquer outro tipo de work item) e clicar em Add:


Feito isto com vários itens de backlog, teremos uma lista com todas as Features criadas. Para cada Feature iremos adicionar as suas respectivas User Stories, da mesma forma que fizemos para criar as Features, porém alterando a seleção do tipo de work item no menu esquerdo:






Poderão ser criadas quantas User Stories forem necessárias, para cada Feature criada no passo anterior.

Com isto a nossa estrutura de backlog ficará desta forma:









Darei continuidade em breve neste post com os processos de priorização dos itens de backlog para compor o nosso Sprint Backlog.

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