Elementos-chave alcançados com a utilização de métodos ágeis de desenvolvimento de software

Atualmente as metodologias ágeis de desenvolvimento de software tem se destacado no mercado em relação as abordagens tradicionais de gestão de projetos de software. 
Um dos motivos que levam a isto, é a crescente necessidade das empresas em atender seus clientes de maneira dinâmica, acompanhando a evolução dos diferentes segmentos de atuação dos negócios. Acrescente-se a isto, a extrema facilidade com que os clientes tem de buscar e obter informação, o que aumenta muito a necessidade deste dinamismo. 
Neste cenário de grande competitividade, a área de Engenharia de Software precisou buscar soluções ágeis e dinâmicas para atender a esta crescente necessidade do mercado, o que se traduz em redução de prazos de entregas, aumento de qualidade dos produtos e consequentemente maior satisfação dos clientes.
Utilizando métodos ágeis de desenvolvimento de software temos 3 elementos-chave fundamentais no alcançados no processo: Transparência, Flexibilidade a Mudanças e Entregas Rápidas Incrementais.
Vamos detalhar cada um destes elementos citados acima e como esta abordagem de desenvolvimento de software, utilizando os métodos ágeis, tem ajudado as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios e suas metas.

  • Transparência

A transparência na gestão de projetos ágeis de desenvolvimento de software é um dos principais trunfos dos métodos ágeis. 
Utilizando como princípio a transparência das ações entre todos os envolvidos, que estão sempre em sincronismo nas iterações (ciclos de desenvolvimento), sendo que a cada fim de ciclo são entregues funcionalidades que agregam valor ao cliente. 
Todos os problemas e impedimentos são reportados e discutidos diariamente entre os envolvidos.
Com esta sincronia entre as partes envolvidas e o comprometimento do time de desenvolvimento com os prazos, a transparência passa a ser o trunfo das metodologias ágeis.
Diferente das abordagens tradicionais de gestão de projetos, como por exemplo, o modelo Cascata, onde o Gestor de Projetos fica de forma única e exclusiva responsável pelo cronograma do projeto e pelo cumprimento de prazos, não havendo tanto sincronismo entre a equipe e os envolvidos.

  • Flexibilidade a mudanças

Através de iterações curtas, que nada mais são do que ciclos de desenvolvimento, com times enxutos de no máximo 5 ou 6 desenvolvedores e entregas contínuas ao fim de cada ciclo, fica mais fácil ter a flexibilidade as mudanças que inevitavelmente ocorrem ao longo do projeto, pois dificilmente em projetos de desenvolvimento de software conseguimos um escopo fechado logo no início dos levantamentos das necessidades. 
A grande vantagem para o cliente é que ele não terá surpresas ao fim do projeto, já que na maioria dos casos conseguimos adaptar e flexibilizar as mudanças e ajustes ao longo do projeto.

  • Entregas rápidas e incrementais

A chave do sucesso para entregas rápidas e que agregam valor ao cliente logo nas primeiras iterações de desenvolvimento é justamente o fato de termos ciclos curtos de desenvolvimento, em geral de 2 a 4 semanas. Com isto o cliente não precisa esperar meses até receber um produto funcional. A satisfação aumenta muito e os clientes ganham muito com isto.

  • Considerações finais


Fica evidente as vantagens da utilização de metodologias de desenvolvimento de software modernas e ágeis, que conseguem acompanham a evolução dos negócios em um mundo cada vez mais competitivo e integrado, além de clientes cada vez mais exigentes em termos de prazo, custo e qualidade.
O objetivo final é sempre atender o cliente da melhor forma possível, auxiliando a alcançar os seus objetivos e metas de negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos times de desenvolvimento em projetos ágeis

Planejamento de sprints de curta duração

Metodologias Ágeis para Startups