Métodos Ágeis - Dicas para facilitar a priorização do Backlog

Introdução


Trabalhar bem com o Backlog de um produto é extremamente importante; não só para a carreira de um gerente de produto, mas também (e especialmente) para o bom funcionamento de um produto. Manter o Backlog refinado, devidamente preparado para o trabalho da equipe e com as dependências externas e internas mapeadas garante um roteiro mais realista, refletindo o valor para clientes e negócios e faz parte da vida difícil de um Product Owner (PO).

Em métodos ágeis, o Product Backlog adapta-se e constrói-se de acordo com o progresso, além de ser altamente volátil e em constante mudança. Portanto, ele precisa de atenção especial e diária.

O Product Backlog é o artefato Scrum que representa o que deve ser desenvolvido no projeto, isto é, tem todo o trabalho a ser feito. Por outro lado, como também sabemos, em um projeto Scrum, a mudança de curso é esperada, então o conjunto inicial de funcionalidades para atender o produto pode variar em prioridade à medida que o tempo passa e, com isso, manter o Product Backlog priorizado e atualizado é de suma importância para o sucesso do projeto. Neste artigo, listarei algumas dicas para ajudar a priorizar o Product Backlog

Os mesmos conceitos apresentados neste artigo podem ser aplicados a outros métodos ágeis, não só ao Scrum.

Manter as estórias do produto atualizadas

As estórias que não estão mais em linha com o produto devem ser descartadas no Product Backlog. Quanto menor o conjunto de estórias que devem ser priorizadas, mais simples será a tarefa. É importante que isso seja feito, pois estar no Product Backlog, mesmo com baixa prioridade, pode influenciar a priorização de outras estórias e mudar o curso do produto.

Dê importância à definição de pronto

A definição de pronto para estórias de usuários é outro fator que pode ajudar grandemente na priorização do Product Backlog. Sem isso, a equipe de desenvolvimento talvez não saiba como calcular corretamente uma história, passando um falso senso de tamanho da estória para o PO, o que tornará prioritária as decisões com base em informações não confiáveis.

Qual é o conhecimento, incerteza e risco sobre uma estória?

Como esses fatores influenciam diretamente o sucesso do produto, as estórias com um baixo grau de conhecimento e um alto grau de incerteza e risco devem ter uma alta prioridade, uma vez que quanto mais cedo forem desenvolvidos, melhor será o caminho a seguir, caso contrário não haverá tempo para desenvolver e colher os benefícios do seu desenvolvimento.

Qual a influência da estória na próxima versão do produto?

Estórias que permitem um lançamento mais rápido do produto também devem estar no topo do Product Backlog. Por exemplo, em um software de geração de faturamento, a geração da nota em si é muito mais importante do que o registro dos produtos, por isso deve ter maior prioridade.

Atenção ao tamanho das estórias

Lembre-se, a estória deve ser pequena o suficiente para ser independente e agregar valor ao software e ao cliente, então procure uma uniformidade no tamanho, de modo que o Product Backlog, principalmente no seu topo, tenha apenas estórias no menor tamanho possível, e à medida que avançamos no Product Backlog, podemos encontrar estórias maiores. Assim, evitamos que a equipe avalie estórias muito grandes que correm maior risco de apresentar surpresas em seu desenvolvimento e que tenham estimativas mais suscetíveis a erros.

Atenção à dependência entre estórias

Apesar da definição de que as estórias devem ser independentes, muitas vezes não podemos evitar a dependência entre elas. Neste caso, a melhor opção é tornar essa dependência visível, com uma nota, uma cor diferente, tudo o que chama a atenção para ela.

Ouça todos os interessados ​​no Projeto

A decisão de prioridade do Product Backlog é única e exclusiva para o PO, no entanto, ele ou ela deve ouvir todas as partes interessadas no Projeto para ajudar no processo de tomada de decisão. Isso é importante porque o produto que está sendo desenvolvido não deve apenas agradar o PO, mas a todos os envolvidos no Projeto, principalmente interessados ​​e clientes.

Usar técnicas de priorização

Novamente, embora a decisão sobre a prioridade do Product Backlog seja única e exclusiva para o PO, o uso de técnicas específicas pode ser muito útil quando há dúvida na prioridade de um pequeno conjunto de estórias. Use técnicas de priorização como seu aliado para ajudar a resolver esses pequenos conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos times de desenvolvimento em projetos ágeis

Planejamento de sprints de curta duração

Metodologias Ágeis para Startups