ALM com Visual Studio Team Services - Priorização de backlog

Neste post irei demonstrar uma forma simples porém eficiente que auxilia muito na priorização dos itens de backlog de um sprint, baseados na capacidade da equipe.

Primeiramente, é preciso ter dois pré-requisitos atendidos:
  • Tamanho de cada item de backlog
  • Velocidade da equipe
  • Capacidade da equipe (em horas de trabalho ou HH)

Em relação ao tamanho de cada item de backlog, esta tarefa é feita previamente utilizando diversas técnicas de estimativa, que não irei detalhar neste post, já que o objetivo deste é realmente falarmos sobre a técnica de priorização utilizada para planejamento de sprint.

É importante que todos os itens de backlog estejam corretamente cadastrados na ferramenta, já que esta lista que será utilizada na priorização do sprint backlog.

A técnica de priorização dentro da ferramenta é simples, mas o processo é que irá demandar conhecimento prévio do negócio, portanto a presença do Product Owner é importante neste processo de priorização.

Os itens priorizados deverão simplesmente ser arrastados para o dentro do sprint que estamos planejando, formando desta forma a composição do sprint dentro do Team Services. É fundamental que a alocação de horas da equipe atenda ao esforço necessário para implementação dos itens de backlog, que agora forma o sprint backlog.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos times de desenvolvimento em projetos ágeis

Planejamento de sprints de curta duração

Metodologias Ágeis para Startups