ALM com Visual Studio Team Services - Planejando a capacidade do time

Para o planejamento completo de uma iteração de desenvolvimento ágil no Visual Studio Team Services, é necessário que além da seleção e priorização dos itens de backlog, também seja feito o planejamento da capacidade do time de desenvolvimento.

Dentro do Visual Studio Team Services, para ser possível fazer este planejamento é preciso inicialmente configurar os dados básicos da iteração de desenvolvimento e o seu período, com as datas inicial e final. Para isto selecione inicialmente a iteração que deseja configurar, dentro do item Backlogs, conforme exibido abaixo:















Depois disso é necessário configurar o nome da iteração e o período, informando as datas inicial e final.











Estando a iteração configurada, com o nome e suas datas inicial e final, o próximo passo é efetuar a configuração da capacidade da equipe de desenvolvimento. 

A equipe disponível para a iteração é definida pelos desenvolvedores cadastrados no Team Project, ou seja, todo o time estará disponível para fazer esta configuração. Isto poderá ser feito através do item Capacity, conforme figura abaixo.


Ao selecionar esta opção, será exibida a lista de todo o time que faz parte do Team Project. Veja o exemplo abaixo (neste caso só há um desenvolvedor).






A configuração da capacidade de cada desenvolvedor é feita em horas trabalhadas por dia, no campo Capacity Per Day. Neste exemplo iremos alocar 7 horas por dia e clicar no botão Salvar.

Automaticamente, após gravar a configuração, o Visual Studio Team Services calcula a capacidade total da iteração baseada na quantidade de dias e horas disponíveis para os recursos. 

Note na figura abaixo o cálculo efetuado para um desenvolvedor em uma iteração de 10 dias úteis, o total de 77 horas disponíveis, considerando 7 horas trabalhadas por dia.














Opcionalmente também é possível informar os dias não trabalhados, através da opção Days Off (por padrão o Visual Studio Team Services não considera no cálculo os dias de fins de semana).









No exemplo acima, configuramos 2 dias como Days Off e confirmamos a operação. Note que em Work Details, o Team Services recalculou as horas da iteração, levando em consideração os dias que o desenvolvedor não irá trabalhar.














Desta forma a configuração da iteração está feita, com o planejamento da capacidade levando em consideração os recursos que irão atuar no desenvolvimento.

Esta ferramenta é muito simples de ser usada porém, mostra uma boa capacidade para planejamento de capacidade da equipe versus estimativas dos itens de backlog, possibilitando um controle eficiente da evolução do desenvolvimento através do gráfico burndown.

Espero que este post seja útil e que vocês possam planejar a capacidade da equipe utilizando o Visual Studio Team Services para auxiliar no acompanhamento da evolução das iterações de desenvolvimento dos seus projetos ágeis!

Abraços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos times de desenvolvimento em projetos ágeis

Planejamento de sprints de curta duração

Metodologias Ágeis para Startups